Como ter ideias

sexta-feira, janeiro 20, 2017



Tudo o que eu gosto ou preciso fazer na minha vida envolve ter ideias. Parece legal ~uhul~ e é, mas quando se TEM ideias. Quem vive de criar conteúdos, ou quer começar a viver disso, sabe bem do que eu tô falando. Nada agonia mais do que olhar para a tela e sentir o macaquinho do homer tocando na nossa cabeça.


 
Uma vez eu ouvi de um chefe que para ter boas ideias precisa ter um bom repertório. E referências. Levei isso a sério e comecei e ler e assistir tudo o que eu via pela frente. Isso, e outros macetes que descobri depois, realmente me ajudaram a voltar a escrever e eu resolvi fazer esse post para compartilhar. (Sim, ajudaram e agora estou com 365 ideias na mente e nem metade concretizada por causa da velha procrastinação, mas isso é assunto de outro post). As coisas que listei funcionaram pra mim, e espero que também te ajude. Se nada funcionar o jeito é apelar para ritual mesmo. Brincadeira :D

Tomar um banho.

Simples assim. Não tem a ver com a sua higiene, mas com o tempo que você fica ali relaxando e sentindo a água cair. Muitas ideias de texto e até de projetos complexos apareceram pra mim ali, do nada, como tivessem vindo do chuveiro. Só não vai esquecer da vida ali e desperdiçar água, o planeta agradece ;)

Jogar
Jogos ajudam a gente a explorar um mundo diferente e se concentrar em algo novo. Pra mim funciona bastante com jogos de carro, onde a minha mente entra quase em modo de meditação, e eu já não presto atenção no jogo e sim fico viajando em pensamentos aleatórios até que surge um bom.



Assistir desenhos
Desenhos entram em uma visão totalmente diferente, e muitas vezes criativa, de mundo. É um excelente modo de se distrair, rir de coisas bobas e se inspirar em uma história louca. Eu recomendo Adventure Time.

Assistir filmes ou séries com um bom roteiro

Nada (para mim) é tão eficaz quanto uma história bem contada. Histórias inspiram outras histórias, e quando a narrativa me deixa ~no chão~ eu vou correndo escrever sobre ela ou sobre algo que refleti enquanto eu via ela. Foi o caso de Gilmore Girls, que apesar de não ter se tornado uma série super criticada ou premiada, é muito envolvente e bem roteirisada.

Acontecimentos tristes
Ok, ninguém gosta de bad, mas sem dúvida as melhores inspirações acontecem quando estamos passando por um momento trsite. Talvez porque isso nos deixe mais reflexivos, ou talvez a criatividade exorcise um pouco o que estamos sentindo. Então não custa aproveitar aquela badzinha para escrever algo novo.




You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi, Carol.
    Gostei bastante das dicas e irei experimentar cada uma. O que me ajuda muito a ter ideias é ouvir música ou navegar pelas redes sociais de fotos, sempre tenho uma ideia nova para postagem quando entro em um Pinterest da vida. Ah, sair da rotina também é outra que ajuda muito, viu?

    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Gabriel :D fiz essas coisas quando nem o pinterest nem as redes me ajudaram, de tanto que era a dificuldade hahahaha Se te ajudar me conta hein :) Obrigada pelo coments, bjs

      Excluir

Instagram