Porque eu comprei um Kindle - Dicas, Prós e Contras

quarta-feira, novembro 30, 2016


Confesso que voltar a ver Gilmore Girls me inspirou a tirar da gavetinha aquela longa lista de livros que eu sempre quis ler, fora a pilha de livros que preciso para o trabalho e para o curso de Webdesign. Mas como fazer isso, considerando que o meu projeto para a reforma do quarto é justamente reduzir coisas? Eis que eu me dobrei a ideia de experimentar um leitor digital e fiz uma lista de prós e contras que eu trago aqui.

Eu escolhi o Kindle 8ª geração, da Amazon, porque estava com preço bom na Black Friday. Simples assim. Esse é o modelo mais básico, que não tem iluminação, mas como eu não sabia se iria me adaptar não quis gastar muito nas versões superiores. Comprei em uma quinta-feira e o site estimou uns 7 dias úteis para a entrega, mas para minha surpresa (feliz!) na terça seguinte já estava com ele em mãos :D

*A lista é baseada no leitor digital que eu comprei, então alguns pontos podem ser diferentes de uma marca ou modelo para outro.



Economizar espaço
Para quem gosta de ler muito e não quer ter o quarto abarrotado com pilhas de livros, ou simplesmente não tem mais espaço, essa é a solução perfeita.

Economizar dinheiro
É possível encontrar muitos livros baratos ou até de graça. No caso do Kindle, existe um programa chamado Unlimited, que nada mais é do que ilimitados livros disponíveis gratuitamente, por uma mensalidade de R$ 19,90. É tipo a Netflix dos livros.

Ver amostras antes de comprar
Com certeza essa é a parte que eu mais gosto. Antes de comprar algum livro podemos baixar uma amostra para ter uma noção se vamos gostar ou não de ler. Acho importante ver a amostra principalmente antes de comprar o livro físico, já que eu decidi reduzir a quantidade de objetos no meu quarto e optei por ter só os livros que mais gosto na minha coleção.

Compartilhar nas redes sociais
O Kindle se conecta ao facebook e ao twitter, e permite compartilhar trechos selecionados dos livros.

Peso
Quem curte ler na rua, na fila, no transporte e whatever, vai agradecer por carregar bolsas menos pesadas. O Kindle pesa muito menos que um livro.

Ler qualquer coisa em qualquer lugar
Você pode acessar o conteúdo do Kindle no smartphone, tablet ou no pc. Todos os arquivos baixados pela Amazon ficam em uma nuvem. Tem também alguns aplicativos ou extensões que permitem enviar conteúdos que você encontrou ~ navegando por aí ~ direto para o seu Kindle, como o Instapaper, Readbility ou o próprio Send to Kindle.

Faça anotações
Crie notas sobre um trecho ou um capítulo sem aquela dó no coração de sair rabiscando um livro.

Bateria
A bateria dura MUITO mais que um tablet, por exemplo. Chega a ficar duas semanas sem carregar.



Preços de alguns livros
Nem todo livro é economia. Muitos estão com valores altos, principalmente os lançamentos, e não compensam na versão digital. 

Converter PDF's
O Kindle não faz uma boa leitura da maioria dos e-books em PDF, então é preciso converter os arquivos para ter alguma qualidade.

Iluminação
Escolhi um modelo básico, sem iluminação para ler no escuro. Como eu uso muito durante o transporte ou qualquer outra horinha vaga isso não me atrapalha, mas para quem gosta de ler na cama e divide o quarto o Kindle Paperwrite é uma opção melhor.

Sem rituais
Sem cheiro de livro, sem tato, sem aquela experiência quase mágica para quem ama livros. Apesar de a tela do Kindle ser toda especial e realmente se parecer com o papel, o livro ainda é insubstituível. 


MUITO mais prós do que contras. Eu, que achei que jamais iria me adaptar a uma leitura de tela, me acostumei bem rápido. Achei confortável de ler e gostei da ideia de saber se o livro é bom ou não antes de realmente comprar ou ter em casa. Com certeza não vou substituir um pelo outro definitivamente, mas com o Kindle posso ler muito mais e me concentrar em ter só o que eu realmente gosto na estante. Aprovadíssimo.




You Might Also Like

2 comentários

  1. Estava pensando em comprar um, pelo fato de ser muito mais prático. Ele é leve e eu conseguiria armazenar diversos tipos de livro nele. Mas confesso que ainda sou muito apegada a livros físicos... <3 Então é uma compra sobre a qual ainda estou refletindo. Minha mãe tem um e acho que vou testar o dela primeiro :)
    PS: acho que o preço deveria ser bem mais abaixo do que os normais, mas existem muitos casos em que sai o mesmo valor :/ Já que hoje existem muitas promoções de livros físicos.
    www.meujardiminterior.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o preço de alguns é um absurdo para uma versão digital :/
      Eu tbm enrolei muito para comprar o meu hahaha vai pegando o da sua mãe pra sentir o gostinho :P É MARA dps que vc acostuma :)

      Excluir

Instagram